A LOJA

     Maçonaria, designa uma corporação maçônica. A palavra tem origem nas Guildas Medievais conservando-se até os dias atuais, em todo o mundo!

     Em 02 de Outubro de 1976, a partir de um sonho de legítimos e bons Maçons, surgiu a esperança de fortalecer a Maçonaria no Oriente de Brasília - DF, conforme atesta o Estatuto da Loja com a Ata de fundação.

     Face a grandeza espiritual e esotérica da Maçonaria Adonhiramita, estes Maçons conseguiram, junto ao Capítulo Noaquita, hoje Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita, a autorização para a criação de uma Loja do Rito no Grande Vale do Distrito Federal.

     Consolidado o sonho, passou a funcionar na sede do Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil - Brasília - DF, Gobinho, SGAS 913, Módulos 60/61, às quartas-feiras, a partir das 20h, exceto a primeira quarta-feira útil de cada mês, quando se reune a Loja de Perfeição Dom Bosco, 0508, também do Rito Adonhiramita.

     Desde então,  vem buscando disseminar o Rito e reforçar sua oficina, onde se destaca o Quadro de bons e fieis Maçons que espalhados pelo Grande Vale do Distrito Federal, ocupam cargos e funções de alto relevo na sociedade da Capital do Brasil. 

     Por intermédio do Ato 14.594, de 28/07/2011, o Grande Oriente do Brasil expediu o Título de Benfeitora da Ordem, com Registro no GODF nº 3.474, Livro 03, Folha nº 71, de 29/08/2011, por ter a Loja mais de 25 anos de fundação.

     Em 19/10/2011, em sessão histórica, a Loja aprovou por unanimidade dos obreiros presentes, o Regimento Interno, regulando as ações da loja e seus Associados.

     A fim de auxiliar a viúva nos momentos difíceis, quando da passagem para o oriente Eterno de um bom e Amado Irmão, a Loja instituiu, em 2013, o Auxílio Funeral, cuja regras podem ser vislumbradas no documento Regulamento do Auxílio Funeral.

     Em 3 de Outubro de 2016, na Sessão Aberta alusiva aos seus 40 anos de fundação, foi homenageado o seu fundador, Ivan Lima Verde (Kemphis), com a Comenda D. Pedro I, que foi entregue pelo Soberano Grão-Mestre Geral do GOB, na ocasião.

    Em 15 de junho de 2017, a Loja reuniu 199 (cento e noventa e nove) Maçons, que sob a presidência do Soberano    Grão-Mestre Geral, Amado Irmão Geraldo Rodrigues dos Santos e com a presença do Grão-mestre do Distrito Federal, Amado Irmão Lucas Francisco Galdeano, foi procedida a sagração do Templo Adonhiramita, batizado de Templo Liberdade, cuja decoração foi gerenciada e implementada pelo Amado Irmão Montezuma, membro da ARLS Luz do Oriente, 2905. A partir de então as Lojas Adonhiramitas do Grande Vale do Distrito Federal teria um Templo decorado exclusivamente para suas sessões ritualísticas.

     No dia 20 de setembro de 2017, no Templo Liberdade, o Estandarte da Loja foi Consagrado, quando passou a envergar o termo “Benfeitora da Ordem”, em mais um marco para a história da ARLS Hipólito da Costa, 1.960 – Benfeitora da Ordem!

     Aos Maçons do Universo, que estiverem no Oriente de Brasília - DF, desde já estão convidados a compartilhar dos nossos trabalhos, o qual nos honrará sobre maneira.

S.'. S.'. S.'.

Para todos os IIr.'. sobre a terra!

 

SOBRE NÓS

                  Site oficial da Loja Maçônica Hipólito da Costa, nº 1960 - Benfeitora da Ordem. Aqui você encontrará algumas informações sobre a Maçonaria Universal e em particular a Maçonaria Adonhiramita, também conhecida como a Maçonaria dos Treze Graus.

                      O interesse da Loja é proporcionar uma leitura fácil e útil, tanto para os Maçons quanto para o público em geral.

LOCALIZAÇÃO

Avenida W-5, quadra 913, conjunto H - Asa Sul - Brasília - DF -  CEP:70390-130

TEMPLO LIBERDADE

Sessões às Quartas-Feiras às 20h

A.:R.:L.:S.: HIPÓLITO DA COSTA 1960 - BENFEITORA DA ORDEM